Curiosidades

A história do Paintball e um pouco de nosso espaço...

COMO COMEÇOU O PAINTBALL

Nos meados dos anos 60 Charles Nelson criou, sem saber ainda, o paintball. Tudo começou com a sua empresa, a “Nelson Paint Company”, fundada em 1940 por Charles e Evan Nelson. Eles patentearam inúmeros aparatos que os guardas florestais usavam para marcar madeira com tinta. Um deles era uma estranha pistola de spray de tinta. Mas o paintball foi "inventado" graças ao Serviço Florestal dos EEUU que encomendou à “Nelson Paint Company” um equipamento marcador de tinta confiável para uso à distância. O problema era que as árvores às vezes estavam depois de um córrego ou de mata densa. A idéia das bolas de tinta era que poderiam ser disparadas pelas obstruções do caminho e também uma bola de tinta disparada de um equipamento marcador de tinta teria um alcance bem maior que o de uma pistola de spray. Fazendeiros poderiam também usar as bolas para marcar gado da mesma forma. Charles Nelson matutou sobre essa idéia e inventou um projétil de tinta que pudesse ser disparado de uma arma de pressão. O projétil foi criado injetando-se tinta dentro de cápsulas de gelatina normalmente usadas como drágeas de um remédio para cavalos.

A empresa de Nelson então fez uma parceria com a Crossman para projetar uma pistola para disparar essas “bolas de tinta”, mas após 4 anos de produção com vendas fracas, a Crossman não achou vantajoso financeiramente continuar com a produção. Nelson procurou então a empresa Daisy, fabricante de “arminhas de chumbinho” para fabricar uma pistola de paintball. Por não ser o proprietário do projeto da Crossman 707, Nelson não podia simplesmente passar o desenho para o outro fabricante e um novo projeto teve de ser pensado. Foi o que a Daisy fez criando a Daisy Splotchmarker, que ficou famosa como a atual notória Nel-Spot 007. As bolinhas de paintball também começaram a ser produzidas em massa. Com contrato com a empresa Nelson, a RP Scherer produziu bolinhas com tintas a base de óleo para os equipamentos marcadores de tinta.

Hoje, em vários países espalhados pelos 05 continentes o Paintball é reconhecido como esporte e mantém circuitos e competições regulares.

No Brasil, de acordo com a definição constante do art. 1º, da Lei 9.615/98 (Lei Pelé), o desporto brasileiro abrange práticas formais e não-formais, sendo a primeira regulada por normas nacionais e internacionais, enquanto a segunda é caracterizada pela atividade que visa apenas divertimento e distração (hobbie).

Sendo livre a atividade esportiva no Brasil, o Ministério do Esporte não “decreta” a criação de um esporte que existirá pela simples prática regular da modalidade de acordo com suas regras próprias.

No entanto, a FPESP (Federação de Paintball do Estado de São Paulo) busca transformar o Paintball numa atividade esportiva formal, cadastrada no Ministério do Esporte.

Fonte: FPESP

No brasil, o Paintball teve início na região sul, com destaque para o estado de Santa Catarina. O esporte vem se expandindo a cada dia e já chegou em Bilac graças a 3 amigos empreendedores, os quais tiveram a ideia de trazer uma nova opção de lazer para a cidade e região.

A FACHADA DO NOSSO CAMPO

NOSSOS EQUIPAMENTOS

Tippmann FT-12

O marcador FT-12 é pratico, ágil, com excelente precisão e possui o sistema de bolt Tippmann na linha de parafusos que tem provado ser o sistema blowback mais confiável em todos marcadores de paintball.

Colete / Máscara / Pescoceira

• Colete Titan Tatical Paintball em duas cores
• Pescoceira Titan Tatical
• Máscara Tippmann TA09904

Fotos gerais do campo